CHÁS POPULARES: MITOS E VERDADES

Existem muitas lendas que contam sobre o surgimento do chá. Dentre elas, a mais comum é a que surgiu na China, no ano de 2.737 a. C. onde vivia o imperador Shen Nung, que pedia constantemente aos seus servidores que levassem água fervida enquanto descansava embaixo de uma árvore. Durante um de seus passeios, algumas folhas dessa árvore caíram na água que o imperador a bebeu, involuntariamente, percebendo seu gosto agradável. A partir desse dia, o chá começou a fazer parte da cultura do povo.

Mito ou verdade:

  • Chá é mais saudável que café?

Muitos preferem chá ao café para evitar a cafeína, forte estimulante do sistema nervoso. Mas, algumas plantas como a erva-mate, também contém a substância em sua composição, ainda que em teores reduzidos. Ou seja, dependendo do chá, pode ter cafeína!

  • Chá emagrece?

Mito! O que os chás fazem é acelerar o metabolismo (chá verde) e ajudar a eliminar as gorduras pelo intestino, como é o caso do dente de leão e do boldo do Chile. A eficácia está associada a uma alimentação balanceada e atividades físicas.

  • Lavar o cabelo com chá de camomila clareia os cabelos?

Verdade! O chá de camomila pode levemente clarear os cabelos, principalmente com o sol. Mas, é claro, que as de cabelos castanhos ou negros não vão encontrar muita diferença.

  • Chá de alho cura gripe?

Mito! Nenhum chá cura gripe. Chá hidrata. A hidratação torna a secreção mais fluida e facilita a expectoração.

 

Apresentamos, a seguir, alguns chás populares das regiões brasileiras e sua ação no organismo.

Região Sul: Erva-mate

 

Possui cafeína, vitamina B1, cálcio, ferro, fósforo e manganês,componentes químicos que fazem com que a erva atue como estimulante, diurético e facilitador da digestão. Nomes populares: chá-mate, chá-do-paraguai, chá-dos-jesuítas, mate-do-paraguai, chá-argentino, chá-do-brasil, chimarrão e tereré.

 Região Sudeste: Camomila

Composto por tanino, cânfora, ácido antêmico (gosto amargo e óleo essencial escuro). É reconhecido como relaxante e tranquilizante natural, pois ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia. Auxilia nas dores de cabeça, problemas digestivos e intestinais, porém sua principal ação é anti-inflamatória e antiespasmódica (combate cólicas).

Região Nordeste: Tamarindo

O tamarindo é composto por cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, C e do complexo B. Seu chá ajuda no combate ao colesterol, triglicerídeo e ácido úrico. Contribui para o bom funcionamento do intestino e elimina toxinas(substâncias venenosas produzidas através da atividade metabólica de certos organismos vivos), purificando-o.

 

Região Centro Oeste: Guaco

Dentre sua composição química, podemos citar sesquiterpênicos (hidrocarbonetos que atuam na defesa), resina, tanino (polifenóis), saponina e guacosídeo. É geralmente utilizado contra gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse, bronquite. Possui efeito broncodilatador e expectorante.

Região Norte: Catuaba

Os seus constituintes são: catuabina (substância amarga), aromático, resinas, taninos e matérias graxas e alcaloides similares à atropina. Os alcaloides (substâncias de caráter básico, derivadas principalmente de plantas) estão concentrados nas cascas e são usados como afrodisíaco e tônico potente para o sistema nervoso. Também é indicado na recuperação de doenças e auxilia nas falhas de memória.

 

REFERÊNCIAS:

PORTUGAL, B. Mitos e verdades. Disponível em: <http://revistacriativa.globo.com/Criativa/0,19125,ETT400799-2246-2,00.html>. Acesso em: 07/10/2012.

MULTIMIDIA, R. Conheça mitos, verdades e o poder dos chás. Disponível em: < http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/11/564640-conheca+mitos+verdades+e+o+poder+dos+chas.html>. Acesso em: 07/10/2012.

SANTANA, A.L. História do Chá. Disponível em: < http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-cha/>. Acesso em: 07/10/2012.

CASEIRO, R. Remédio-Caseiro. Disponível em: < http://www.remedio-caseiro.com/>. Acesso em: 07/10/2012.

Deixe um comentário